Pensamentos sobre os grandes Clássicos da Música

quinta-feira, setembro 26, 2002

Botei um cd do Jimi pra tocar... a voz dele é inconfundível, uma coisa que pouca gente lembra de falar... Talvez por ser um dos mestres da guitarra, a voz dele fique em segundo plano... Deviam valorizar mais esse lado...

O meu primeiro contato com as musicas dele foram meio estranhos. Eu ouvia a todo o momento alguém falando dele, elogiando a guitarra dele... E a primeira vez que eu ouvi alguma coisa dele, foi justamente uma gravação do Woodstock.. Em vídeo. Aquela figura estranha, fazendo altas caras com a guitarra na mão, até o momento em que ele jogava álcool ou algo parecido na guitarra e tacava fogo nela... E continuava tocando. Achei aquilo meio pesado, meio nada a ver, mas eu não entendia o espírito do woodstock. Hoje pra mim pelo menos faz algum sentido...

O que é indiscutível é que as musicas de estúdio dele são totalmente diferentes das tocadas ao vivo. Suas musicas gravadas em estúdio são boas, mostram todo o poder da guitarra dele, mas falta o poder de improviso... Quem nunca ouviu a gravação clássica do Hino Americano no Woodstock? Ele começa tocando o Hino, e de repente "se perde". Começa a viajar no braço de sua guitarra, procurando notas e sons que só tinham uma lógica dentro da cabeça dele, mas que no fim retornavam para a música original, e um desavisado que não conheça o Hino Americano pode nem perceber que houve essa "viagem".

Mas isso foi em outra época.

CD recomendado de hoje: The Jimi Hendrix Experience