Pensamentos sobre os grandes Clássicos da Música

sábado, maio 10, 2003

Clássicos

Eu acho que to ficando velho... Eu explico...

Tava eu, andando de ônibus, transito meio engarrafado... Dois meninos, de uns 12 anos +ou-, voltando do colégio, numa discussão empolgada: "Nirvana é clássico!! Não tem comparação com as bandinhas que surgem hoje. Mas o bom mesmo é Smashing Pumpkins!! Esse é mais clássico que Nirvana!?.

Minhas observações quanto a isso. Eu ouvia isso quando era muleque... Nirvana era a novidade, um cabeludo que gritava, pulava, se jogava no palco, fazia uns sons super pesados, cheio de distorções, e que os jovens adoravam. E eu cresci ouvindo o clássico, achando que era super moderno. Com o tempo, os clássicos dos anos 90 começaram a ficar mais escassos, poucos espécimes de música realmente me agradaram, e eu fui voltando no tempo. Tornando-me mais velho, de uma certa forma. Passei por Iron Maiden (não tão clássico, mas era a onda da mulekada) Led Zeppelin, Queen, Stones, Pink Floyd. Para mim, com uns 15 anos, isso era o clássico. Mas eu envelheci... recuei mais um pouco no tempo, hoje BB King, Clapton, John Mayall e Bob Dylan são os clássicos pra mim.

Um pouco estranho ver os adolescentes de hoje, começando a criar o seu gosto musical, e se apoiando em fundamentos "clássicos" de qualidade musical. O que isso demonstra? Se os jovens, que são a massa consumidora de música, não estão ouvindo os lançamentos, então tem algo errado na indústria da música. Pelo menos os jovens estão pensando antes de ouvir, o que é um bom sinal. Chega de festa de criança tocando Bonde do Tigrão, e as crianças se divertindo com isso. Porque não colocar um Punk-Rock pra criançada pular, e um Parabéns pra Você num solo de guitarra? Não seria mais justo com as crianças?

Eu acho que ainda vou viver pra ver o dia em que os jovens vão sair pelas ruas com Bach, Vivaldi, Chopin, Strauss ou Bethoveen tocando nos seus CD-Players... Isso sim é clássico...

Música recomendada de hoje: - Eric Clapton - Lay Down Sally